Número de afinações faz diferença no som?

Discussão em 'Caixas' iniciado por Aristides TG Cavalcante, 23/6/14.

1. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.282
    Aqui no Brasil, às vezes pensamos que, por uma caixa ter somente 08 afinações, ela seria inferior à uma outra com 10 afinações...
    Se mantivermos todos os outros elementos iguais, Uma caixa com 08 afinações terá um som mais "escuro" (grave), com menos harmônicos que uma outra com 10 afinações; A Noble & Cooley diz ser essa a razão pela qual optou por colocar 08 afinações ( e Aros Triple flange nos modelos de 6,5" ) nas CD Maples, então você está" afinado" com a N&C, caro Cidrack...

CD Maples 4,5"x14", Aros Die-Cast e ferragem cromada:

CD Maples 6,5"x14", aros Triple-flange e ferragem preta:

2. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
  3. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.282
    A Noble & Cooley "não dá ponto sem nó", @Cidrack ... O que eles fazem normalmente é bem pensado e embasado; afinal de contas, são mais de 100 anos fabricando tambores!

4. Ivan Placido R S Junior

Ivan Placido R S Junior
    Expand Collapse

18/6/14
    Curtidas:
    110
    Eu li, mas não lembro onde... Falavam justamente sobre a quantidade de canoas no casco, afinações...

Mas acho meio óbvio, por qual questão?

O tambor de qualquer bateria vibra conforme tocamos no instrumento, quanto mais "coisas" prendemos no casco o mesmo vibrará menos, o som da madeira ficará um pouco ofuscado, acho que até na mesma proporção com o acrílico. Claro que existem madeiras com uma dureza bem maior, cascos com mais de 8mm de espessura... Mas relato os casos normais.

Eu tinha um tom de 8" da dolphin e tinham apenas 4 afinações, além das canoas serem bem pequenas, o bichinho falava muiiiito... Não tinha tanta "resistência" no casco.

Hoje tenho um tom de 8" mas com 6 afinações e sinto a diferença, principalmente em relação a projeção sonora.

Não tenho nada a reclamar ou se queixar com minha caixa de 6 afinações, super agradável o som, projeção, volume e ataque. O casco é em Basswood (Sei que estou em falta de por os detalhes dela).

O que acham dessa questão???

5. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.282
    Sim @Ivan Placido R S Junior , quanto mais canoas (ou quaisquer outras ferragens) estiverem fixadas no casco, menos este vibrará...

Outro ponto defendido pela Noble & Cooley (N&C) e outras empresas (Yamaha, por exemplo) é que o ponto onde a canoa está fixada no casco também faz diferença: existem pontos no casco que não vibram, esses são chamados "Pontos Nodais"; se você fixar a canoa (ou um Tom Holder) nesses pontos,a vibração do casco não será prejudicada, e o tambor será mais ressonante. O contato feito nos pontos nodais (e não em quaisquer outros pontos) é o que faz com que as notas de uma Marimba possam vibrar e ter a projeção que tem:

No caso do seu Tom, Ivan, a diferença entre 04 e 06 canoas representa 50% a mais de ferragem absorvendo vibração e pesando sobre o casco; isso certamente faz diferença na sonoridade!

6. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Amigos movi pra um tópico específico pois o assunto merece um tópico exclusivo... muito boa essa conversa.

7. Arquimimo Júnior

Arquimimo Júnior
    Expand Collapse

17/7/14
    Curtidas:
    3
    Muito bom o assunto!

8. KeLiNhO NuNeS

KeLiNhO NuNeS
    Expand Collapse

30/8/15
    Curtidas:
    0
    Estou realmente com essa dúvida de quantidade de afinações em relação a uma caixa ser melhor ou inferior a outra. Estou pensando em trocar a minha Mapex em aço MPX 14X6,5 com 10 afinações, por uma Pearl Sensitone 14X5,5 com 8 afinações. seria uma boa troca? A Mapex é mais caixa por ter 10 afinações? Em termos de ferragens, a MPX é inferior, no automático princialmente,mas quero saber em termos de som. Me ajudem.[​IMG] [​IMG]

Compartilhe esta Página