Caixa de metal x Caixa de madeira

Discussão em 'Caixas' iniciado por Mathias Vaz, 7/8/14.

1. Mathias Vaz

Mathias Vaz
    Expand Collapse

3/8/14
    Curtidas:
    0
    Minha dúvida é a seguinte: como e em até que ponto o material o qual a caixa é feito pode influenciar na sonoridade do instrumento? Sei que existem diversos tipos de madeiras e diversos tipos de metais para a caixa e gostaria de entender pelo menos no geral, a diferença de som obtido entre eles. Gostaria de saber também se seria muito inusual o uso de uma caixa de metal para se tocar uma coisa mais leve como um Pop Rock por exemplo pois o uso da caixa de metal é constantemente associado ao Rock e ao Metal devido ao seu alto volume e peso naturais .

Possuo uma caixa de metal Gretsch da série BlackHawk com uma pele porosa HD Dry da Evans (imagem acima) e gosto demais do som que tiro dela pra Rock e Metal, mas sei que esse som não combinaria caso fosse tocar um Reggae ou uma coisa mais leve por exemplo. É possível achar uma caixa que mesmo sendo de metal não possua um volume e peso exagerados característicos dos estilos mais explosivos?

A imagem foi tirada da internet pois não estou com a minha caixa no momento e por isso não consegui postar uma foto mais bonita dela, peço desculpas por isso.

Bom, essas são algumas dúvidas que tenho a respeito desse assunto e espero que elas ajudem a esclarecer as coisas pra outros membros também! É meu primeiro post no fórum e estou feliz em participar de um grupo tão informativo de bateras!

2. Daniel Ortiz

Daniel Ortiz
    Expand Collapse

15/9/14
    Curtidas:
    43
    Fala, Mathias.
    Respondendo a sua pergunta, não é estranho utilizar caixa de metal para tocar outros ritmos mais leves. Há muitos bateras que utilizam caixa de metal para tocar pop/rock. Acho que o que pode influenciar mais é o local da gig do que o material da caixa. E aí você vai variando as peles conforme a necessidade do som.

Normalmente os bateras que tocam de tudo e curtem caixas de metal optam por materiais como o alumínio, o latão e o cobre. Até mesmo o aço quando bem utilizado funciona muito bem. A signature do Steve Smith é em aço fundido. Uma das caixas preferidas do Colaiuta quando usava Gretsch era a USA Custom 4160 fabricada em latão. Depois que foi pra Ludwig ele utilizou bastante a clássica Black Beauty também fabricada em latão. O Carter Beauford também sempre utilizou muito caixas em metal: Dunnet Titanium, Ludwig Black Beauty, Drum Tree (caixas fabricadas em metal fundido, pesadíssimas), Paiste 2002, entre tantas outras.

Um básico sobre materiais de caixas:

Brass (latão): Muito definição do som, alta sensibilidade, rico em harmônicos, bastante volume.
    Aço: Brilhante com a faixa de agudos bastante pronunciada em relação ao restante.
    Aluminío: Clara, som bastante aberto e brilhante. Harmônicos mais secos e bom volume geral.
    Bronze: É bem parecido com o brass, mas tem o som mais quente e é o metal com o som mais próximo da madeira. Um som redondão de caixa.
    Cobre: Similar ao alumínio, mas mais quente e aveludado.

Materiais martelados: Mantém as mesmas características do metal, porém, menos ressonante por conta do martelamento.

Metais fundidos: Muito volume e muita ressonância. Pelo fato do material ser fundido o casco da caixa funciona quase como se fosse um sino. É um negócio doido!!!

Espero ter ajudado.

Abração

3. Mathias Vaz

Mathias Vaz
    Expand Collapse

3/8/14
    Curtidas:
    0
    Valeu pelas informações @Daniel Ortiz, realmente muito úteis! Entendi que o material não é pré-determinante de estilo nenhum que você vai tocar, ele influencia apenas no timbre que você quer tirar da caixa. Valeu mesmo por esclarecer, abraço!

4. rpresser

rpresser
    Expand Collapse

24/6/14
    Curtidas:
    81
    @Mathias Vaz, já toquei de Iron Maiden a Noite Feliz com a minha caixa Mapex Chromium de 14x6,5,s sempre sem problemas e com uma pele Remo Ebony! O lance também é regular a pegada, as baquetas etc...;)

Mathias Vaz curtiu isso.
  5. Mathias Vaz

Mathias Vaz
    Expand Collapse

3/8/14
    Curtidas:
    0
    Entendi @rpresser, valeu pelas informações! :thumbsup:

6. Márcio_Osga

Márcio_Osga
    Expand Collapse

29/6/14
    Curtidas:
    47
    so mais uma coisa.
    o material não conta, pq na gravação ou no show, o som vai estar sendo controlado pelo volume do mic..
    isso so seria um problema se vc fosse tocar em um bar com som ambiente. Com uma caixa 14. 8 de metal, pode nao ser a melhor escolha

Mathias Vaz curtiu isso.
  7. ulisses oliveira

ulisses oliveira
    Expand Collapse

27/10/14
    Curtidas:
    21
    Concordo com todas as informações citadas, porém reforçando, não devemos nos esquecer da questão das esteiras (tensão, quantidade de fios, formato das espirais,etc) que muito influenciam no som.

Compartilhe esta Página