Baqueta com ponta de Nylon ou ponta de madeira, e por quê?

Discussão em 'Ferragens e Acessórios' iniciado por Cidrack, 10/6/14.

1. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.544
    Essa é uma discussão que eu não costumo ver muito....

Será que temos experiência com ambas pra dar uma opinião sobre preferência?

Vantagens e desvantagens?

2. Sampieri

Sampieri
    Expand Collapse

1/5/14
    Curtidas:
    89
    Também gostaria de ler a opinião de outras pessoas. Quando eu usava baquetas mais leves, odiava as com ponta de madeira pq se quebravam muito facilmente e eu ficava sem o som do ping no ride, então comecei a usar só de nylon.

Depois que passei a usar os modelos maiores (2b e acima), as pontas não se qubravam mais, então voltei pra madeira. Não sei explicar muito bem, mas tenho a sensação que a ponta de madeira produz um som mais "natural", então prefiro estas.

Eduardo e Ivan Placido R S Junior curtiram isso.
  3. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.544
    Fala @Sampieri ....existe um fator importante a ser considerado que é o próprio prato. Se você estiver usando por exemplo um prato bem dark pode ser que uma ponta de madeira te dê um Ping muito apagado... ou não, e aí vem o famoso gosto pessoal junto. Mas o prato faz total diferença você sentir falta ou não de uma ponta de nylon.

Espero ter ajudado na sua dúvida....

Eduardo curtiu isso.
  4. Sampieri

Sampieri
    Expand Collapse

1/5/14
    Curtidas:
    89
    @Cidrack sem dúvida... Na verdade, eu considerei as diferentes pontas no mesmo prato. No caso, tenho um Paiste 2002 Gigabell e ele já é um prato feito pra ter praticamente só o ping, não abrir nada. Aí, a ponta de madeira me pareceu soar um pouco melhor.

5. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.285
    A razão da criação da ponta de Nylon foi aumentar a vida útil da baqueta, mas a sonoridade diferente foi rejeitada por muitos durante um bom tempo... Joe Calato (Fundador da empresa Regal tip) foi o primeior a oferecer pontas de nylon que não quebravam nem soltavam das baquetas. Em 2003, a Regal tip lançou a Série E, um design que busca oferecer a durabilidade do nylon com o som da madeira:

Regal tip E Series.png

Prefiro pratos com som mais escuro (dark), então quando estou em uma situação quer requer mais definição (em alguns estúdios/ambientes), uso ponta de Nylon.

6. Jance Batera

Jance Batera
    Expand Collapse

16/6/14
    Curtidas:
    7
    eu tinha problemas tipo,as de madeira quebravam com facilidade,as com pontas de nylon,as pontas saiam voando enquanto tocava kkkkkk
    Ai consegui as baquetas da Ahead,não tive + problemas kkkkk
    simplesmente não quebram,uso a uns 2 anos o mesmo par (unico que tenho kkk)
    Meu maior cuidado é para que não roubem elas kkkkk
    só q o desgaste da mesma ja esta bem visivel. =S

Eduardo e Fernando Cesar curtiram isso.
  7. Aldryn_

Aldryn_
    Expand Collapse

23/6/14
    Curtidas:
    0
    Comecei a tocar tem pouco tempo, mas todos bateristas com quem conversei smp indicavam 7A de madeira kkkk toco na igj, ai o outro baterista saiu pra outra igj, e decidi experimentar outros modelos... Estou usando agr uma 5B de madeira, mas smp me falaram q de nylon não presta kkkkkk discriminação né.. O jeito é experimentar e sentir as diferenças.

8. Ivan Placido R S Junior

Ivan Placido R S Junior
    Expand Collapse

18/6/14
    Curtidas:
    110
    Fala gente bonita e batukeira...

Esse lance de baqueta é tão diverso quanto gosto para pratos, peles... etc... Eu já usei baquetas com pontas de madeira que realmente apagam a sonoridade do ride...
    As com ponta de nylon são ótimas até para tocar uns toques duplos rápidos no hi-hat pois ela deixa o som bem definido... Ultimamente eu achei essa baqueta aqui:
    (Liverpool 5a eco Jatobá)
    E quis experimentar... A Baqueta é fina... Nunca tinha visto dessa madeira...
    Para minha surpresa... A dureza se iguala ao hickory essa ponta me surpreendeu... O som de nenhuma peça se apaga com ela... Além de ser barata...
    Em questão de durabilidade é surpreendente também... Eu toco tipo "Tico Torres"...Hahaha
    Eu fui no show da banda Hangar aqui no RJ e ganhei um par Signature do cavalo Aquiles Priester, A bateria se tremia quando chegava perto dela com as baquetas... Pesada... Definida... Mas até hoje não sei como ele consegue quebrá-las... Olha o pupilo dele o que faz...

É isso Minha Gente! Abração!

Dyegorasta e Eduardo curtiram isso.
  9. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.285
    Disse tudo, @Aldryn_ ...

Eduardo curtiu isso.
  10. Maycon

Maycon
    Expand Collapse

17/5/14
    Curtidas:
    2
    Eu tenho baquetas com ponta de madeira e com ponta de nylon, e utilizo cada uma de acordo com os pratos, principalmente o ride, apesar de preferir a ponta de madeira mesmo. Não sei se estou com os ouvidos "calibrados", mas tenho impressão de que as pontas de nylon tiram um som mais agudo dos pratos, o que ajuda muito quando se utiliza pratos inferiores como um Orion Twister que já toquei, era só a baqueta mesmo pra melhorar o som. Na minha opinião a ponta de nylon faz milagre ao conseguir dar brilho onde não tem.

Eduardo curtiu isso.
  11. Marcus Teixeira

Marcus Teixeira
    Expand Collapse

15/6/14
    Curtidas:
    1
    Olá pessoal, sou novo por aqui, é um prazer estar sempre visitando o fórum e agora, participando de um tópico.

Pois bem, falamos de diferença de sonoridade entre elas, e de REBOTE, alguma diferença pra vocês

12. Gabriel Pedrosa

Gabriel Pedrosa
    Expand Collapse

30/6/14
    Curtidas:
    1
  13. orsano

orsano
    Expand Collapse

23/3/14
    Curtidas:
    192
    Pra quem realmente se importa com o som dos pratos - principalmente do ride e Hihats, e toca estilos mais acústicos, a ponta da baqueta faz muita diferença. A sonoridade mais aguda do nylon pode "mascarar" a verdadeira tonalidade do prato (pontas de nylon mais ou menos que deixam os pratos mais parecidos sonoramente uns com os outros). Isso pra alguns pode ser uma desvantagem, dependendo do estilo de música que se toca.

Já em outras situações, a ponta de nylon é exatamente o que se precisa pra dar vida a um determinado ride, ou Hihat. Na hora de gravar em estudio, vale a pena sempre se experimentar com as duas opções, pois a captação dos pratos pode ser melhor com uma ou outra ponta.

Outro fator a se considerar é a acústica do local onde se está tocando. Em alguns lugares, pontas de nylon vão oferecer a freqüência nos pratos exata pra fazê-los "cortar" melhor, e chegar até o fundo do ambiente.

14. Matheus Almeida

Matheus Almeida
    Expand Collapse

4/8/14
    Curtidas:
    3
    Muito engraçado.... Mas não tive boa adaptação com pontas de madeira....
    Sempre gostei das de nylon, porque me deram um som definido e vida útil maior.
    A e sem contar com o ganho em velocidade

15. Aristides TG Cavalcante

Aristides TG Cavalcante
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.285
    Então você consegue perceber diferença também em rebote com o nylon, @Matheus Almeida ?

16. Angelo Mattos

Angelo Mattos
    Expand Collapse

28/5/14
    Curtidas:
    5
    Eu toco com ponta de nylon por dois motivos:
    1- Durabilidade. Isso é inquestionável! Já usei Vic Firth, Pro-Mark... as pontas sempre se quebram.
    2- Definição de ride. Meu Ride é um A Custom. Ponta de madeira abre muito o prato. Já a de nylon define mais o ping.

Compartilhe esta Página