Afinação - O que os Educadores da Modern Drummer Americana pensam a respeito

Discussão em 'Técnica e Teoria' iniciado por Cidrack, 22/4/14.

1. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    #1 Cidrack, 22/4/14
    Última edição: 23/4/14
  2. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Marc Dicciani

"Afinação é uma habilidade fundamental que deve ser aprendida. Independentemente de qual estilo você toca, a sua assinatura musical é formada pelo forma que os seus tambores e pratos soam. É a sua assinatura musical.

Antes de iniciar a afinação, eu certifico que as bordas dos tambores estão em boa forma, que o tambor não está deformado e que as peles estão em ótimo estado. Se houver problemas com algum deles, o tambor não irá afinar corretamente. (Lembre-se que as peles de resposta também precisam estar em bom estado.) Eu também combino a pele com o tipo de tambor. Por exemplo, se for um tom de de 12" de profundidade e de maple, uma pele de filme simples sempre soará bem (eu uso Remo Ambassador Porosa). Mas também o tipo de música que eu estou tocando, bem como o local, e quão alto eu vou estar tocando, definem a escolha da minha pele. Se eu estou tocando em uma arena de 12.000 lugares, e eu vou estar atacando os tambores com mais força, eu posso mudar para uma de filme duplo clear como uma Remo Imperator.

Há uma série de métodos e filosofias sobre afinação de tambores, e qual eu uso depende da situação específica e como eu quero soar. Se eu estou tocando jazz acústico com um trio de piano em um pequeno restaurante, eu posso usar baterias menores e tensionar as peles um pouco mais apertadas (afinação alta) para que eu ainda possa obter um bom som, sem ter que bater muito forte. Se eu estou tocando rock com uma banda grande com metais em um concerto ao ar livre, eu posso usar tambores de diâmetro maior com peles clear e tensioná-las um pouco mais solta.

Este é o meu método rápido e fácil que sempre produz bons resultados. Começo com a pele resposta, eu aperto cada parafuso de tensão um pouco de cada vez, em um padrão de estrela, de modo que quando eu bato a pele com a minha ponta do dedo, cerca de duas polegadas a partir da borda do tambor eu ouço a mesma nota. A fim de ouvir apenas a pele de resposta eu abafo a pele de ataque colocando minha mão no meio e aplicando um pouco de pressão. As peles precisam estar em sintonia entre elas, para que elas vibrem de maneira uniforme, a fim de produzir o tom mais puro e mais pleno. Eu repito este procedimento com a pele de ataque enquanto abafo a de resposta.

Quando ambas as peles estão em sintonia, eu escuto onde elas estão em relação a outra. Meu ponto de partida é apertar a pele de ressonância um tom inteiro acima da pele de ataque. (Para bateristas que não estão familiarizados com escalas e intervalos, eu sugiro cantar a segunda e a terceira notas de "Parabéns pra Você".)

Eu começo com o maior tom, como um surdo de 16", e a tensiono como eu quero que soe. Então eu passo para o próximo menor tambor (14") e coloco uma quarta justa acima do 16". (Se você não estiver familiarizado com a audição de um quarta justa, use as duas primeiras notas de "Here Comes the Bride".) A maioria dos kits que eu toco tem toms que são 2" de diferença pro outro, então eu uso uma quarta justa de um pro outro. Se eu estou tocando um kit que tem um 14" e, em seguida, um de 13", eu posso ajustar o intervalo entre eles para uma 3a maior.

Para a maioria das situações, eu raramente abafo os tambores, com exceção de um pouco na pele da frente do bumbo. E eu não afino o bumbo ou a caixa em relação aos tons.

Você também deve considerar que várias peles te darão afinações e sensações diferentes. Peles de filme duplo em tambores maiores que estão afinados para um tom baixo não vai te dar um bom rebote como a maioria das peles mais finas em tambores menores em um tom mais alto. Consequentemente, braço e fadiga do pulso também deve ser incluída em suas decisões sobre afinação e tensionamento.

O melhor conselho que posso dar é experimentar e familiarizar-se com a física do som e da construção das diferentes peles e tambores."

Tradução e Adaptação: Cidrack

#2 Cidrack, 22/4/14
    Última edição: 22/4/14
  3. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Jason Gianni

"Tal como acontece com todas as facetas da Bateria, afinação pode ser considerado uma arte em si.
    A direção se leva para afinar uma bateria pode estar relacionada com o tipo de madeira utilizada nos cascos, os tamanhos dos tambores, a escolha das peles, e, é claro, o estilo de música.

Para os alunos que estão apenas aprendendo a afinar, um ponto de partida que normalmente utilizam relaciona-se com a diferença entre os estilos de jazz e rock/pop. No Rock geralmente requer uma caixa mais tensionada, enquanto todos os outros tambores são geralmente mais graves. Para estilos de jazz, a afinação é geralmente o oposto, com caixas com afinação mais baixa e tudo mais (incluindo o bumbo) com afinações mais altas. Este é um conjunto muito generalizado e não específica de regras, mas é um bom lugar para começar.

Peles de Resposta
    Eu começo afinando as peles de resposta primeiro. Uma vez que as peles estão relativamente apertadas, é importante encaixá-las corretamente. Isto pode ser feito empurrando a pele do tambor, ou por fixação do mesmo tensionando no seu tom desejado. Minha regra de ouro é ter peles de resposta moderadamente apertadas para permitir uma boa quantidade de ressonância. Uma vez que as peles de resposta estão em uma faixa moderada, eu vou colocar o meu dedo indicador no meio da pele e tocar levemente perto de cada lug. Você pode notar afinações diferentes nos lados opostos dos lugs. Continue a tocar a pele em cada lug ao ajustar a afinação até conseguir a mesma afinação. Uma vez que todos os cantos estão afinados, você deve ouvir um tom sólido.

Peles de Ataque
    Existem provavelmente centenas de diferentes abordagens e opiniões à respeito da afinação da pele de ataque. No entanto, se você quiser adquirir um tom morno, cheio de um tambor (especialmente um tom), é provável que a pele de ataque seja sintonizado um pouco abaixo do que a de resposta. No entanto, se você quiser um som de jazz mais aberto, você pode ter que ter a pele de ataque afinada acima da pele resposta.

Você pode optar por afinar seus toms em notas específicas em uma escala que quer em uma série consistente de tons ou para combinar com a tonalidade de uma música em particular. Eu me sinto confortável com meus toms mais agudo para um acorde maior descendente C, com o 8" em G, com o 10" em E, e o 12" em C. Este é um ponto doce e consistente para os tambores desse tamanho.

Peles
    Há tantos tipo de peles diferente e combinações disponíveis que lhe permitirá encontrar o som adequado. Uma regra geral que a maioria dos bateristas usam: peles porosas de filme simples em todo o kit pra Jazz, e peles clear filme simples ou duplo para rock ou outros estilos gerais, e sempre com uma pele porosa na caixa. Em meu livro, The Drummers Bible(A Bíblia dos Bateristas), eu incluí um guia de afinação rápida com base em quatro categorias. Estes são um bom ponto de partida para bateristas que precisam de uma visão universal rápida.

Aqui estão os quatro descrições das afinações:

Início do século 20
    Bumbo: baixa e aberta
    Caixa: média ou baixa e aberta
    Toms: alta ou baixa

Jazz Tradicional
    Bumbo: alta e aberta
    Snare: médio e aberta
    Toms: alta (às vezes muito alta)

Rock Tradicional
    Bumbo: baixa e abafada
    Snare: média a alta, aberta ou abafada
    Toms: baixa, aberta ou abafada

Hip-Hop/Dance
    Bumbo: alta e aberta ou abafada
    Snare: alta (geralmente muito alta) e aberta ou abafada
    Toms: alta"

#3 Cidrack, 22/4/14
  4. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Marko Djordjevic

"Como eu decido afinar minha bateria depende muito de dois fatores : o contexto musical e da acústica do local. As duas coisas são muito importantes quando eu quero afinar e fazer meu tambor soar bem e encontrar um ponto perfeito para aumentar o potencial melódico do instrumento , o que torna possível tocar notas musicais claras e definidas.

É importante levar em consideração que os tambores soam diferentes, onde você se senta em relação onde o público está sentado. Por esta razão, eu tento fazer o que posso para conseguir o melhor som da minha bateria pra fora.

Em comparação com a maioria dos outros instrumentos, Baterias tem som baixo/grave. Isto torna-se evidente na maioria das vezes depois de ouvir uma gravação em que você pensou que sua bateria teve uma afinação alta, mas acabou sendo encoberta pelas freqüências produzidas por outros instrumentos. Isto aconteceu- me , especialmente em locais com som estrondoso . A chave é aumentar a afinação um pouco, e os tambores vão projetar com mais clareza.

Outra coisa a ter em mente é que não importa o quão bem um tambor é afinado, o som está nas mãos do baterista. Aprender a permitir que a pele de tambor e a baqueta respirem irá permitir-lhe obter um som mais rico , mais aberto e natural de seu instrumento. Claro, a música pode exigir todos os tipos de articulações e efeitos que vai necessitar você ajustar a sua técnica , às vezes. Mas isso deve ser uma decisão consciente. Se você não pode fazer um tambor cantar, você não está tocando a bateria -você está apenas batendo."

#4 Cidrack, 22/4/14
  5. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Chuck Silverman

"Eu sempre usei uma abordagem semelhante para afinar minha bateria , quer se trate de uma bateria, timbales ou congas. Eu simplesmente ouço as gravações que eu realmente gosto e, em seguida, copio as afinações que ouço.

Eu uso Remo Clear Vintage Emperor nas peles de ataque e Ambassador Clear nas de resposta. Minha combinação de caixa sempre foi uma pele de Ataque Ambassador Porosa e uma Ambassador Clear na resposta. Eu uso o Powerstroke 3 no bumbo.

Quando eu afino as peles do tom, eu coloco meu dedo no centro da pele e toco em cada lug enquanto escutoos overtones. Eu ajusto as hastes de tensão até conseguir notas correspondentes em todo o tambor. Eu não aperto muito a pele de ataque, mas em vez disso procuro um ponto onde o tambor canta naturalmente.

No meu estúdio, eu abafo os toms um pouco para cuidar dos overtones. Isto é normalmente conseguido através da dobragem de uma toalha de papel onde ela toca a pele e toca tambem o aro. Isso permite que o tambor soe cheio quando eu toco, enquanto a toalha de papel amortece um pouco os overtones."

#5 Cidrack, 22/4/14
  6. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Jim Riley

"Conseguir um bom som é uma combinação de várias coisas : bons tambores, boas peles, boas baquetas, técnica e afinação. Desses fatores, eu diria que a afinação é a maior variável e menos compreendido de todos eles. Esta é a razão pela qual muitos produtores contratam técnicos de bateria para as sessões; há muitos, realmente bons bateristas, que simplesmente não sabem como afinar a sua própria bateria.

Minha pele de tambor favorito para toms é a Ambassador Remo porosa em cima e as Amabassadores Clear embaixo. Eu amo essas peles, porque ao invés de colorir o som, elas permitem que o tom natural de sua bateria flua.

Eu tendo a afinar meus toms muito baixo. Eu gosto do calor e do sustain das minhas Ludwigs lá em baixo. O intervalo de afinação dos toms depende dos tamanhos. Para os tambores que são 2" de diâmetro pra frente tendem a entrar em afinação em 4a. Eu costumo começar com o menor tambor e apenas ajustá-lo para onde o tambor parece ressoar bem, e depois eu passo para o próximo tambor. Eu não necessariamente afino sempre em 4as, mas é assim que parece que o som vem.

Eu estou em turnê com 16/13/10"este ano , e desta forma o intervalo será maior, mais como uma quinta. Eu ajusto as peles de ressonância ligeiramente mais altos, cerca de meio tom , do que as de ataque.

Minha pele favorita pra caixa é uma CS Remo Porosa na de ataque e uma Amabassador Clear na resposta. A Porosa CS tem o calor que eu gosto de uma Ambassador, e o ponto interior aumenta a durabilidade. Minha pele de bumbo de escolha é o Remo Powerstroke 3, que é a pele mais versátil que eu conheço. Você pode usá-la bem aberta e ela vem com toneladas de low end e sustain , mas você também pode jogar um travesseiro no bumbo e ter mais punch e uma grande sensação, mantendo o grave que você precisa. Eu uso um preto ou branco Powerstroke 3 como minha pele ressonante e corto um buraco no meio usando o modelo de buraco da Remo

Quanto ao abafamento, eu uso muito pouco. Eu penso sobre a ressonância da minha bateria do jeito que um vocalista pensa em reverb; Vai ser comido na mix pelas guitarras elétricas, então você vai querer mais do que você pensa. Na maioria das vezes eu uso minha caixa e toms abertos sem abafamento. Ocasionalmente, quando eu estou procurando foco adicional, vou usar um quarto ou metade de um pedaço de Moon Gel.

Aprender a afinar os seus tambores bem é uma importante e comercializável habilidade. Pense em afinar como uma extensão da sua arte percussiva, e você estará dando passos para se tornar um músico mais bem sucedido."

#6 Cidrack, 22/4/14
  7. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Mike Sorrentino

"Eu faço um monte de diferentes tipos de shows , por isso o meu conceito de afinação sempre decorre de que o trabalho precisa . Eu mantenho um par de diferentes kits prontos para ir pra qualquer lugar, e eles têm papéis diferentes. Um deles é o meu kit de rock com tambores maiores e peles de filme duplo clear com G2 Evans nos tons e uma EMAD no bumbo . O outro kit é um pouco menor , com peles Evans G Plus no toms e um GMAD clear no bumbo. E, sim, eu faço uma distinção entre um bumbo e um bumbo . Um bumbo no meu mundo tem um pouco mais de uma nota, e o bumbo é mais amortecido e afinado mais frouxo.

Todas as apostas vem da caixa. Dependendo do show, a caixa pode ser afinada baixa e folgada ou alta e super esticada.

Eu não afino os tons para qualquer nota em particular, apenas para onde pra mim ressoam melhor. Por isso, quero dizer que eles não produzem toda sorte de overtons e loucos bends de afinação. Eu acho que cada tambor tem um lugar onde ele quer cantar, e eu tento encontrar isso. Eu me inclino mais para escolher os tambores e pratos apropriados para o show, ao contrário de afinar um tambor para um lugar que ele não pode ir.

Afinação é uma perseguição ao longo da vida, e gosto pessoal, bem como as tendências musicais, sempre vão manter essa meta ilusória do "perfeito" soar apenas uma polegada fora de alcance. Boa sorte, e lembre-se de se divertir."

#7 Cidrack, 23/4/14
  8. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Donny Gruendler

"Eu tendo a modificar a minha afinação e seleção geral tambor pepa música , sessão ou show. Eu tenho uma grande variedade de tamanhos de tambor e prefiro deixá-los viver em suas respectivas faixas de ajuste.

Para um cenário pop-rock padrão, vou usar uma combinação 12/16/22 juntamente com uma caixa 5 × 14 de metal. Usar peles filme simples nos tons e na caixa também, assim como uma pele Powerstroke 3 clear no bumbo. Para um show de rock mais alto e mais intenso, eu mudo as peles para filme duplo e um tom de 13" na estante com um bumbo de 24". Cada tambor tem média de tensão igual, com leve abafamento no bumbo . Não só isso é um grande ponto de partida para todos os tipos de show, mas pode ser facilmente abafado para imitar os sons da década de 1970 (pense registros Fleetwood Mac ou Stax ) ou afinado para um tom de 1960 em estilo mais clássico e aberto.

No funk, eu vou mudar para uma combinação 10/14/20 e afinar minha caixa de 5 × 14 ou trocá-la por outra mais específica, como uma 6 × 13 , 7 × 12", ou 3,5 × 14". Mais uma vez, peles de filme simples trabalham bem, e os tamanhos acima mencionados se prestam a uma maior articulação, mantendo algumas tonalidadess. Com esta configuração, posso conseguir duas abordagens de gêneros específicos adicionais: um som P-Funk grave e sujo ou um som mais limpo como um James Brown. Para a vibe P-Funk , eu afrouxo as peles um pouco mais com os dedos , e eu adiciono Moon Gel ou Gel Clings(decorações de crianças para janelas) para as peles. Não só estes abafam o tom, mas eles acrescentam um nível adicional de articulação. Para o funk clássico, vou remover o abafamento e aumentar a afinação dos toms e caixa.

Em um ambiente de jazz , eu vou empregar um bumbo de 18" que está afinado mais alto para o ponto onde ele soa mais como um tom. Vou usar duas peles porosas, com a de ataque abafada por uma fita grossa ou tape. Eu geralmente vou emparelhar o bumbo com os 10" e 14" do setup jazz/funk mencionado acima, mas um tom de 12" funciona muito bem .

O Tamanho da baqueta também tem um efeito sobre o som geral no kit. Uma baqueta gorda vai produzir um tom mais cheio com um monte de sustain, enquanto uma baqueta fina vai te dar um monte de ataque, mas vai faltar uma gama de sons. Batedores de bumbo também fazem a diferença sonora. Madeira, grande feltro, pequeno feltro, e as opções de plástico mudam o tom do bumbo drasticamente."

9. Cidrack

Cidrack
    Expand Collapse
    Administrador

13/3/14
    Curtidas:
    1.541
    Uma coisa que eu gostei muita nessa leitura é que a afinação muda a todo tempo, ou seja, não é afinar e deixar aquele timbre que eu gosto, mas é afinar de acordo com o lugar e o tipo de música que vou fazer... Isso foi uma opinião relatada na maioria dos depoimentos....

Tudo isso torna o nosso instrumento ainda mais rico e querido.:)

10. wigor sousa

wigor sousa
    Expand Collapse

26/5/14
    Curtidas:
    1
    @aristidescavalcante adorei esse texto minha bateria é
    12"
    13"
    16"
    22"
    cx 14"
    tenho muita dificuldade pra afina-la então quando afino e ela fica com um
    som bom ai o bumbo fica estranho entendeu manda um video onde posso aprender essa coisa de ajeitar tudo com o mesma afinaçao

11. Rodrigo Társio

Rodrigo Társio
    Expand Collapse

9/7/14
    Curtidas:
    7
    Muito legal as opiniões desses grandes bateras. Afinação é uma coisa muito pessoal...mas essas dicas valem ouro!!

12. Luiz Thomann

Luiz Thomann
    Expand Collapse

14/7/14
    Curtidas:
    1
    Caro Cidrack,

Obrigado por tamanha dedicação na tradução da matéria!!!! Show!!!!

Cidrack curtiu isso.
  13. Lucas Camargos

Lucas Camargos
    Expand Collapse

29/10/14
    Curtidas:
    3
    Cidrack,

Muito obrigado pelo excelente material postado!!! Muito bom ter o comentário desses excelentes para nortear nossas formas de afinar nosso instrumento!!!

Mais uma vez obrigado e vamos pra cima com nossas baquetas!!!

Cidrack curtiu isso.

Compartilhe esta Página